Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
Dia 15 de abril, às 19h30
Adro da Igreja São Francisco
Texto: Dr. Joacil de Britto Pereira
Direção e Adaptação: Kalline Pereira de Brito
Dr. Joacil de Britto Pereira, já formado em Direito escreveu algumas peças publicadas ou levadas à cena, e até uma delas premiada. Primeiramente de sua autoria, levado ao público, no Teatro Santa Roza, desta Capital, em Areias e em outros municípios foi autor de A Maldição de Carlota. Posteriormente Olga Benário Prestes, Prêmio Nacional, na categoria de teatro, Prêmio Elpídio Câmara. As duas primeiras foram dirigidas por Fernando Teixeira e Produtor Cultural Raimundo Nonato. E agora será encenada a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, cuja direção e adaptada e de KALLINE BRITO, e o produtor é FLÁVIO FREITAS, Iluminação e Sonoplastia de ROBERTO CARTAXO, Coreografia de DENILCE REGINA, Figurino de VILMARA GEORGINA, Coral Maestro Pedro Santos da Assembléia Legislativa, regido pela Maestrina SOCORRO ESTRELA. A peça será encenada no dia 15 de abril, no adro de São Francisco com os alunos da Oficina de Teatro da Ong Porta Cênica e atores convidados. Entre atores e bailarinos estão: Adones Santos, Ana Valentim (Maria), Dudha Moreira (Isabel/Madalena), Erik Breno, Fabiana Rodrigues, Horieby Ribeiro (João Batista/ Judas), Ismar Pompeu (Nicodemos/Caífas), Janaína Araújo, Jaqueline Lima, Joseni Alves, Juliana Garcia, Kelly Maurien , Kilma Farias( Salomé), Lourdes Rodrigues, Luana Serrão, Luana Vieira, Marcos Brandão (Zacarias/Satanás/Pilatos), Marcos Pinto (Evangelista Mateus e Herodes), Monique Feliciano, Rodolfo Pereira, Romarta Ferreira, Sebastião Formiga, Sidney Veloso, Suzy Kelly, Walter Olivério e Wiliams Muniz (Jesus).
Sinopse do Espetáculo:
“Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”
A paixão de cristo é uma das histórias mais conhecidas e revividas no planeta. Nas últimas décadas, tornou-se também uma das mais polêmicas. Um dos motivos são as versões encenadas teatralmente que lançaram novos olhares sobre a passagem bíblica.
Do teatro ao ar livre aos tradicionais rituais nas paróquias de bairro, a narrativa da paixão de cristo tem motivado as maiores demonstrações de fé da humanidade, inspirando nossas produções artísticas.
Na origem de tudo isso está uma celebração cristã que revive aqueles que teriam sido os últimos momentos da vida de Jesus. Relembrar a paixão de cristo é uma tradição no Brasil.
O espetáculo “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” do Dr. Joacil de Britto Pereira terá uma encenação narrativa baseada no elemento épico, tendo como base a discrição das passagens bíblicas, se utilizando de elementos simbólicos, ou seja, o foco narrativo não basea-se em construções pré- concebidas.
A encenação da Diretora Kalline Brito é baseada inteiramente na didática que procura uma distanciação entre os personagens, trazendo ao espectador a capacidade de refletir sobre as mensagens de Jesus, tendo compromisso com a narrativa convencional, onde o elemento verossímil surja justamente do resgate de uma pré expressividade já latente em cada um de nós.
Para tanto, a encenação exercita o afastamento do ator, personagem e época usando como artifícios as máscaras, os tecidos, antigos cânticos, geometrias e elementos comuns da nossa cultura de forma real e autêntica, fazendo juízo de valores sobre o que está a ser representado. Narrando um tempo antigo para encenar uma nova linguagem cênica.